Inscreva-se e colabore nesta página do Boletim Sambrasense, o site livre sobre São Brás de Alportel.

Calçadinha de São Brás de Alportel

De Boletim Sambrasense
Ir para: navegação, pesquisa
Troço B da Calçadinha de São Brás de Alportel
Troço B da Calçadinha de São Brás de Alportel

A "Calçadinha" de São Brás de Alportel é uma antiga estrada de origem romana. É um monumento em vias de classificação que constitui um ex-libris do património histórico e arqueológico deste município algarvio.

Centro explicativo

O Centro Explicativo e de Acolhimento da "Calçadinha" de São Brás de Alportel está localizado no edifício do antigo matadouro municipal, remodelado neste novo espaço cultural. Os objectivos deste centro são investigar, proteger e divulgar a "Calçadinha" de São Brás de Alportel. Aqui se faz e se coordena os trabalhos de investigação arqueológica desenvolvidos no município.

Neste centro existe uma exposição permanente - "Calçadinha" de S.Brás e património arqueológico do concelho.

Visita

Partindo do Centro Explicativo e de Acolhimento da "Calçadinha" o visitante é guiado num passeio pedestre ao longo 1480 metros em dois troços. No percurso existem 12 placas informativas sobre a povoação de São Brás de Alportel, a história do local, os vestígios e materiais arqueológicos encontrados na área, aspectos gerais das vias romanas do Algarve, técnicas de construção e peculiaridades de ambos os troços.

No troço A, com cerca de 100m de comprimento, observa-se um calcetamento remodelado no Sec. XIX. No troço B, com cerca de 550m de extensão, observa-se um calcetamento provavelmente de origem romana

Grupos de visitantes com entre 6 e 25 membros podem solicitar previamente uma visita guiada à "Calçadinha" e ao Centro Histórico.

Fotografias

Horário

De terça-feira a sábado das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30.

Contactos

Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel

Morada: Rua do Matadouro nº 2 8150-135 S. Brás de Alportel

Telefone: 289 840 004

Fax: 289 842 455

E-mail: centro.calcadinha@cm-sbras.pt

Referências